Pular para o conteúdo principal

Experiências sonoras com Ableton Live

Explorar e descobrir coisas do universo da música eletrônica é algo realmente empolgante, tendo em vista o que se pode fazer com razoáveis recursos. Como entusiasta, resolvi experimentar algumas das diversas sonoridades do Ableton Live e constatei, o que muitos já sabem, principalmente os profissionais, as infinitas possibilidades de criação proporcionadas por essa Digital Audio Workstarion (DAW).

Utilizei apenas a versão Lite, de entrada, aquela que vem com os controladores, pois ainda não decidi investir em versões mais avançadas da DAW, visto que ainda estou aprendendo, sem vergonha de reconhecer isso! No entanto, está sendo uma experiência bastante gratificante a de usar ferramentas de música eletrônica, algo que sempre gostei bastante, apesar de ser músico "acústico".

O mais interessante, ainda, sobre o Ableton, é que essa DAW proporciona combinações perfeitas entre o analógico e o eletrônico. Ou seja, basta utilizar um microfone bom para captar sons acústicos, como pe…

Experiências sonoras com Ableton Live


Explorar e descobrir coisas do universo da música eletrônica é algo realmente empolgante, tendo em vista o que se pode fazer com razoáveis recursos. Como entusiasta, resolvi experimentar algumas das diversas sonoridades do Ableton Live e constatei, o que muitos já sabem, principalmente os profissionais, as infinitas possibilidades de criação proporcionadas por essa Digital Audio Workstarion (DAW).

Utilizei apenas a versão Lite, de entrada, aquela que vem com os controladores, pois ainda não decidi investir em versões mais avançadas da DAW, visto que ainda estou aprendendo, sem vergonha de reconhecer isso! No entanto, está sendo uma experiência bastante gratificante a de usar ferramentas de música eletrônica, algo que sempre gostei bastante, apesar de ser músico "acústico".

O mais interessante, ainda, sobre o Ableton, é que essa DAW proporciona combinações perfeitas entre o analógico e o eletrônico. Ou seja, basta utilizar um microfone bom para captar sons acústicos, como percussão, voz e qualquer outro instrumento (de verdade), e mesclar com os samplers e instrumentos virtuais ( reprodução de sons simulados com uma sonoridade perfeita) :D 

Sobre o controlador - depois de algum tempo utilizando teclados comuns, aqueles bem baratinhos, resolvi investir em algo mais adequado para produções eletrônicas (digitais). A grande vantagem do controlador Roland A-300Pro, ao meu ver, é a sua versatilidade, visto que pode ser utilizado, por exemplo, como teclado de equipamentos eletrônicos (analógicos) como os da linha boutique da própria Roland, bem como de qualquer outro equipo analógico, sintetizador etc, via conexão midi. No exemplo do vídeo acima,  utilizei o A300 conectado via USB direto no notebook. A interface de áudio é uma Yamaha AG06. A monitoração de gravação apenas fones de ouvido, e, posteriormente, monitores de referência HS5.  

Pois bem, tudo muito prático, simples e com sonoridade de extrema qualidade, confira aí:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravando violões

Pois bem amigos, conforme prometido no post anterior, segue aqui o primeiro vídeo de uma série  sobre tipos de gravação de violões. Neste vídeo apresento uma gravação com o instrumento amplificado. A captação do som no falante do amplificador Roland AC 33 (linha acústica da Roland) foi possível com o uso de um microfone Shure SM57. Não foi utilizado nenhum plugin, nenhuma compressão no áudio digital. No amplificador mantive os controles de equalização grave, médio e agudo em flat. O resultado do grave embolando no áudio do vídeo, ao meu ver (ouvir) parece mais problema de reflexão do áudio na sala sem tratamento acústico.





Qualidade do Instrumento x Qualidade do Equipamento
Como resultado da gravação, verificou-se que a qualidade do equipamento envolvido suprimiu as limitações técnicas do próprio instrumento. Ao fim, tem-se nesse exemplo de gravação o resultado da captação piezo Fishman Sonitonic combinada com a boa qualidade do AC33. O instrumento, um velho violão Yamaha, com encordoa…

Gravação de violão ou outros instrumentos acústicos

Olá pessoal, resolvi criar esse post, como sequência do vídeo que gravei e está no meu canal do Youtube, falando de forma bastante básica sobre as possibilidades de gravação (captação) do som do violão, seja em estúdio ou ao vivo. Pois bem, o que julgo importante registrar é que tudo depende um pouco do gosto e de preferências particulares. No meu caso, prefiro sempre o som puro (natural) do instrumento. Das formas citadas no vídeo, a captação por meio de microfones é  a mais indicada para o caso de o músico ou produtor ter como objetivo que as nuances, dinâmica e frequências soem de maneira natural na reprodução. Além do uso de microfones, destaquei as seguintes formas de gravação: 
Captação piezo do instrumento (com destaque para captadores de qualidade: mencionei as marcas LR Baggs e Fishman) - esta forma de captação sempre traz aquela característica sonora de médio excessivo (ou som de lata).
Captação do instrumento com microfones - existem formas de se posicionar os microfones par…

Amplificadores para violão: linhas acústicas Fender e Roland

Há pelos menos 10 anos venho pesquisando sobre amplificadores de violão, com a ideia fixa de encontrar algum equipamento que reproduza com qualidade o som acústico do instrumento. Com raras exceções, encontramos alguma coisa brazuca, mas gostaria de focar esse post em duas marcas que mais me chamaram a atenção: Fender e Roland. Sobre os produtos da Fender, para o seguimento acústico, destaco os seguintes produtos:  Acoustic SFX e o Acoustic PRO.

Esses equipamentos não são apenas lindos na aparência. A quantidade de recursos, tais como efeitos, conexões, praticidade e a qualidade do material, bem como dos componentes, dão a essa linha a nota máxima, como não poderia ser diferente. O preço, contudo, muito acima dos concorrentes. Mas como o nome já diz, foram projetados para atender aos mais altos níveis de exigência.

Acoustic PRO



Pois bem, agora, gostaria de falar um pouquinho sobre um xodó. Na linha AC da Roland, destaco a praticidade, extrema qualidade, máximo de recursos, como entrad…